segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARINTINS: ilha Tupinambarana... SHOW!


Parintins foi descoberta em 1749, quando o português José Gonçalves da Fonseca, ao descer o rio Amazonas, localizou a ilha à direita do rio. A sua fundação ocorreu mais de 4 décadas depois, só em 1796, quando José Pedro Cordovil se estabeleceu na ilha para se dedicar à agricultura e a pesca, chamando-a de Tupinambarana, em homenagem aos índios que habitavam o local. Porém, só em 30 de outubro de 1880, a ilha Tupinambarana passou a denominar-se Parintins.

O município de Parintins possui uma área de 7.069 Km², com o clima tropical, chuvoso e úmido, localizando-se a 50 metros acima do nível do mar. A ilha faz parte do maior sistema fluvial do mundo, a Bacia Amazônica.

Vista para o Rio Amazonas
O rio Amazonas, banha a sede do município, é o maior em volume de água do mundo com um deflúvio médio anual estimado em 250.000m³/s. No trecho compreendido entre a foz do rio Nhamundá e a cidade de Parintins, sua largura é de aproximadamente 50Km. O rio Amazonas representa a via de escoamento e abastecimento, a grande estrada hídrica que liga Parintins à capital do Estado, Manaus e ao oceano Atlântico.

Parintins fica distante de Manaus em linha reta, 325 Km e por via fluvial, 420Km.
Porto
 
O índice demográfico registra a proporção de densidade Km²/Hab. 15,44 habitantes por Km², um dos mais significativos do Estado.

A ilha possui uma vegetação típica da região Amazônia, isto é, formada por florestas de várzea e terra firme, tendo ao seu redor um relevo composto por lagos, ilhotas e uma pequena serra.


Sua pecuária é dos recursos econômicos mais significativos da região e detém um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Amazonas.

O município notabilizou-se pelo folclore do boi-bumbá, sendo hoje referência nacional e internacional, ocasião em que milhares de pessoas visitam Parintins no mês de junho para assistir a essa grande festa popular que expressa a criatividade do povo parintinense.

Parintins foi considerado recentemente como a primeira cidade digital a ter a maior área de cobertura digital do Brasil.Parintins tem cobertura 100% wirelles. Embora esteja no meio da floresta, ela oferece o benefício a mais de 100 mil pessoas.



Povo desta terra

Parintins é um misto de crenças, manifestações artísticas, folclore, tradições e religiosidade. Seus habitantes herdaram a cultura e os costumes influenciados pelos povos que habitaram a região. O curumim parintinense é o exemplo do tipo humano que velejam nos rios conduzindo o meio de transporte tradicional, a canoa. O sotaque e a linguagem do povo são típicos do caboclo. A cultura do parintinense é revelada pela simplicidade, pelas palafitas e pelos beiradões.

TURISMO PARINTINENSE

Parintins está entre os 65 municípios indutores do turismo do país e tem o status de porta de entrada do Amazonas. A ilha tornou-se um dos destinos turísticos mais visitados do Amazonas. A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico de Parintins colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para desenvolver o turismo da região. O turismo ligado ao boi-bumbá é importante fonte de renda para a ilha.

Conhecer o artesanato regional faz parte do passeio na ilha. O trajeto feito em triciclo, transporte típico da cidade é muito divertido e uma ótima opção para os turistas que trocam a segurança dos táxis pela diversão em passeios nas bicicletas adaptada para transporte de carga e passageiros.




No roteiro turístico se destacam as praças dos Bois, Liberdade, Jacaré, Eduardo Ribeiro, Digital Cristo redentor. Os currais dos bois Garantido e Caprichoso são os locais dos ensaios, shows e atividades culturais. O turista pode conhecer as igrejas , o portal da cidade e o bumbódromo.




O BUMBÓDROMO


O bumbódromo é o palco de um espetáculo fascinante, é o local mais visitado da ilha, é a arena de apresentação dos bois. Dividido em duas partes: de um lado, vermelho do Garantido, e de outro , azul do Caprichoso.



Foi inaugurado em 1988 e tem o formato estilizado de um boi, com capacidade para 35 mil pessoas nas arquibancadas, cadeiras numeradas e camarotes. Fica localizado na avenida Nações Unidas. Poucas emoções se comparam à entrada de um boi na arena. O público vai ao delírio.


CATEDRAL NOSSA SENHORA DO CARMO


Além da festa folclórica que ocorre no final do mês de Junho, outra festa tradicional leva muitos turistas a ilha: a festa em homenagem à Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Parintins muda de cor, as cores vermelho e azul são substituídas pelas cores amarelo e branco para realizar a festa.


Pintura feita em uma parede na cidade.


No Brasil, a devoção à Nossa Senhora do Carmo vai de Norte a Sul do país. Em todas as cidades há sempre uma igreja ou capela dedicada a essa santa. Em Parintins, o amor à santa foi concretizado no dia 31 de maio de 1962 com a fundação da Catedral N. S. do Carmo. A catedral foi projetada na Itália. Ao seu lado esquerdo encontra-se uma torre de 40 metros e fica localizada na Av. Amazonas, s/n.

A festa é celebrada no dia 16 de julho. Este título de Maria remonta ao século XIII, quando, sobre o monte Carmelo, na Palestina, alguns devotos, chamados “eremitas” porque viviam sozinhos, se dedicavam a uma vida de oração e contemplação de Deus. Em meio às celas, os eremitas levantaram uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, ou do Carmelo. Mais tarde foram obrigados a emigrar para Europa. Enfrentando muitas dificuldades, conseguiram que a Ordem do Carmelo se espalhasse por todo o mundo e, com a ordem, difundiu-se também a devoção à Nossa Senhora do Carmo entre os fiéis.
Vista do interior da Catedral


Realmente, a ida a Parintins é um passeio inesquecível. Não só o clima é quente, a recepção dos parintinenses é muito calorosa e acolhedora. A ilha é inacreditável!!! Povo criativo, que ama e tem orgulho de sua terra.

Que o povo parintinense possa ser abençoado e protegido pela sua Santa Padroeira. Que o respeito entre os bois Garantido e Caprichoso seja eterno, para mostrar ao mundo todo que a rivalidade entre os contrários é a grande motivação dos artistas parintinenses para fazer o grande espetáculo.



Boi Garantido

Boi Caprichoso


Fonte: Revista AMAZONAS. Ano VII-nº 35-Junho/2011, AM.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ATIVIDADE FÍSICA E AUTISMO

Nesta última quarta-feira – dia 8/06, Manaus teve o prazer de receber o Professor de Educação Física Rodrigo Brívio para compartilhar sua experiência profissional com alunos autistas.
O professor Rodrigo iniciou seu trabalho com o autismo dando aula de Ginástica Artística em uma academia no Rio de Janeiro para crianças sem a síndrome. Nunca pensou em trabalhar com autistas até chegar o seu primeiro aluno, como o chama: “o anjo Vítor”. Com as aulas, Vítor apresentou melhoras em sua comunicação, disciplina, atenção e relacionamento social, o que fez com que outros alunos com o mesmo problema o procurassem.

 A partir daí, Rodrigo Brívio resolveu divulgar o seu trabalho procurando trazer o autista para dentro da Academia:
•Apresentou o trabalho de GA para outros profissionais que trabalham com esse grupo (médicos, fonoaudiólogos, terapeutas...)
• Estudou vários métodos de aprendizagem como Son Rise e Floor Time
• Mostrou a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança com autismo.
O professor tem a preocupação em desenvolver as atividades motoras associadas a aspectos cognitivos, como formas geométricas, cores, letras, números, etc. O seu trabalho baseia-se em atividades psicomotoras com material de ginástica artística. Porém, na realidade, o maior diferencial no seu trabalho é a AFETIVIDADE. Deixou claro nos vídeos apresentados o contato físico e a cumplicidade entre ele e seus alunos. O que se pode observar é o AMOR no seu trabalho que se amplia na relação com seus alunos.
Em sua explanação, conceituou autismo como: um(a) alteração cerebral/ comportamento que afeta a capacidade da pessoa em se comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que o rodeia.
É uma doença causada por um defeito genético na comunicação dos neurônios que afeta o comportamento do indivíduo, seu relacionamento e linguagem. De acordo com estudos, estima-se que a cada 100 crianças que nascem uma é autista. No Brasil esta doença atinge mais de 2 milhões de brasileiros.
Um vídeo apresentado na palestra afirmou que o autismo é uma doença “benigna”, não há regressão, e sendo estimulada, há sempre progresso.
De acordo com o depoimento de uma mãe de uma criança autista, o mais triste é buscar ajuda de profissionais qualificados para saber da doença e encontrar discriminação ao autista, dificultando o tratamento e desesperando os familiares.
Outros pais colocam a necessidade das pessoas compreenderem o que é o autismo, já que é uma doença em que SUPERAÇÃO é palavra constante no seu dia a dia.


Outro momento importante da palestra foi a fala do Sr. Edmando Luiz de Albuquerque, presidente da AMA/Manaus (Associação de Amigos dos Autistas) e fundador do Centro de Vivência Magnólia. Conhecedor das reais dificuldades e necessidades de uma pessoa autista e de sua família, deixa claro que o trabalho com o autista não é fácil e deve continuar em todas as fases da vida da pessoa, não apenas na infância, já que o autista cresce e se desenvolve passando por todas as fases da vida, devendo ser cuidado e estimulado a ser independente em ações do cotidiano. É um trabalho árduo e constante e afirma com propriedade que o trabalho não se restringe apenas ao portador da síndrome, mas sim a toda a família, além de colocar a inclusão como necessária, porém com restrições. Deve ser feita de forma pedagógica, antes o indivíduo deve estar incluído na sua própria família. pois aceitar o diagnóstico é a parte mais difícil. Assumir que tem um filho autista não é fácil!



Centro de Vivência Magnólia




MISSÃO:
Proporcionar atendimento integral, público e de qualidade, respeitando os autistas como cidadãos de direito e contribuir para a criação de uma sociedade inclusiva.




Fonte:
Palestra realizada no dia 08 de junho de 2011, às 19h no Auditório da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), Av. Carvalho Leal, nº 1777, Cachoeirinha.
Material impresso : AMA / AM - Bloco 09, lj  01, Conj. Ica Paraíba, Adrianópolis.

Fone: (092) 3236-3494
Centro de Vivência Magnólia, Estada do Puraquequara, Ramal Bela Vista, s/ nº .

domingo, 5 de junho de 2011

Exercícios para cérebros enferrujados.

Não deixe de ler!


De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!



Consegues encontrar 2 letras B abaixo?
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRBRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR



Uma vez que encontrares os B...

Encontra o 1

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Uma vez o 1 encontrado...


Encontra o 6

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Uma vez o 6 encontrado ...


Encontra o N

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Uma vez o N encontrado...


Encontra o Q

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Contribuição do amigo Francisco Augusto Marques

Encontra a letra C

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Uma vez que já encontraste a letra C...

 
Encontre a letra a

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encontre a letra c

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encontra a letra i

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Contribuição do amigo João Bosco





















quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Mundial sem Tabaco em uma Escola Pública


No dia 31 de maio, na EMEF Firme na Fé, aconteceu mais uma ação do PROJETO Escola: espaço de inclusão. Foi um dia diferente no espaço escolar. Pode-se conversar a respeito dos malefícios do cigarro e de como às vezes ser CARETA  é muito bom, já que este termo é utilizado muitas vezes para instigar as crianças e os jovens a experimentar substâncias e ações prejudiciais a saúde, colocando em risco seus  futuros.
As ações principais foram o Concurso de Cartazes e a criação do varal, para que todos os trabalhos fossem apresentados como uma grande exposição.

Prof. Kádia orientando a atividade no turno Matutino


Prof. Aurea com toda animação e Prof. Ana orientando o turno Vespertino.

Varal feito pelos alunos.




Mural dos cartazes escolhidos por turma.


PROJETO Escola espaço de inclusão
Regulamento Concurso de Cartazes

Capítulo I – Objetivo
Art. 1. A Escola Firme na Fé procura fortalecer a prevenção de uso de drogas lícitas e ilícitas através da confecção de cartazes relativos ao tema.
Capítulo II – Tema
Art. 2. Os cartazes devem abordar o tema Dia Nacional de Combate ao Fumo: minha saúde é tudo.
Capítulo III – Categorias
Art. 3. O concurso será composto de três categorias: a. Educ. Infantil; b. 1º 2º Anos; e c. 3º, 4º e 5º Anos.
Capítulo IV – Especificações
Art. 4. O trabalho deve ser feito em papel ofício branco.
Art. 5. Fica livre a técnica, prevalecendo a criatividade: tinta guache, lápis de cor, giz de cera, hidrocor ou todos os recursos juntos.
Capitulo V – Avaliação e critérios
Art. 6. Os cartazes serão feitos em sala de aula, o professor em conjunto com os alunos escolherão um trabalho para concorrer com os demais da escola, por turno.
Art. 7. O cartaz será avaliado por professores da escola. Os de Educação Infantil avaliarão os trabalhos de 1º e 2º Ano, estes por sua vez avaliarão os de 3º, 4º e 5º Ano que avaliarão os de Educ. Infantil.
Art. 8 Além dos professores, na Comissão de Avaliação contará com participação dos servidores da secretaria, da limpeza e da cozinha.
Art. 9. O aluno vencedor receberá uma medalha e o professor um certificado de agradecimento e participação no evento no dia do Seminário sobre drogas.
Art. 10. Os cartazes ficarão expostos em Painel na frente da Escola com suas respectivas numerações, os dados do aluno (professor, nome, turma e turno) devem ficar no verso do cartaz.
Art. 11. Será levado em consideração: originalidade, criatividade e relação com o tema.
Art. 12. No cartaz, não deverá conter frases.
Capítulo VI – Realização e entrega
Art.13. Período de realização 25 e 27 de maio.
Art. 14. Entrega para o pedagogo da escola dia 27 de maio de 2011.
Capítulo VII - Considerações Finais
Art. 15. A escola disponibilizará “varal” para que, de forma facultativa, os demais trabalhos sejam expostos.
Art. 16. Os próprios alunos ficarão responsáveis em providenciar pregadores de roupa para exporem seus trabalhos no “varal”
Art.17. Direção e pedagógico ficarão responsáveis pela infraestrutura.



MAPA MUNDI DIGITAL - IBGE - Fantástico!

Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, vale a pena conferir!


Enviado pela amiga Adelina Buchmann