sábado, 22 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2012 Socialização e Experiência


Nesta última sexta-feira, dia 21 de setembro, no Auditório da SEMED – Manaus, aconteceu o  II Encontro dos Profissionais de Educação Física que trabalham na Rede Pública Municipal. Esse evento é de extrema importância para a classe de professores, já que é um momento que propicia a socialização de experiências, e a divulgação de trabalhos feitos no espaço escolar. É um momento de formação ímpar, para pensarmos a nossa prática pedagógica e conhecer a prática pedagógica de outros profissionais da área.
De acordo com a Chefe do DEF / SEMED,  o evento é  o reconhecimento da importância do trabalho na escola. De acordo com o Educador Físico Ronaldo Antony, é um momento de interação e integração, que fortalece a importância do profissional de Educação Física na rede educacional municipal.
O evento contou com seis apresentações, uma apresentação de cada uma das setes Divisões Regonais Educacionais  (DRE) da Secretaria.
A primeira apresentação foi do DRE I com o Tema: Rede de Multiplicadores do Esporte Educacional – Rede  Amazonas 2012.
A Professora Vanusa Peixoto dos Santos  informou que o projeto tem como objetivo fortalecer o esporte de forma não seletiva. É um trabalho do IEE (Instituto de Esporte e Educação) em parceria com a Petrobrás e com a Escola Municipal Nazir Chamma. Informou  também que este projeto existe em 9 municípios do Amazonas  e que acontece nas aulas de Educação Física com o número  máximo de 30  alunos por turma.
Os Princípios do Esporte Educação são:
·         inclusão de todos;
·         respeito a diversidade;
·         rumo a autonomia;
·         construção coletiva; e
·         educação integral.

A 2ª apresentação foi feita pela Professora Claudia Gois Cunha, representante da DRE II com o tema: Aulas de Educação Física no turno Noturno com alunos da Educação de Jovens e Adultos.
A professora Claudia afirmou que as aulas ajudam a reduzir a agressividade, a evasão e a indisciplina dentro do espaço escolar.  A Educação Física é disciplina obrigatória do currículo nacional, de extrema importância a esse nível de ensino, pois respeita e inclui os alunos oportunizando uma prática recreativa  salutar após um dia extremamente cansativo.
De acordo com a professora, na escola em que trabalha, EMEF Candido Honório, pode comparar o resultado do INDEB de 2010 com o de 2011, onde houve uma melhora no índice de evasão.

A DRIII foi representada pela Profª Danielle  Farias, da EMEF Vicente Cruz,  com um projeto interdisciplinar: Arte na Escola Pichação Zero.
O projeto foi inspirado em um programa de rede nacional, que apresentava um artista que trocou a pichação pelo grafite.
Este projeto iniciou no mês de abril e terminou no mês atual. No decorrer do trabalho pedagógico foi abordado os seguintes temas:
·         diferença entre pichação e grafite;
·         conceitos e histórias;
·         atividades artísitcas, culturais, lúdicas e corporais; e
·         orientação legislativa

 O Projeto tem como objetivos principais:
·         Combater  a pichação nas dependências da escola;
·         Estimular  atividades de pesquisa e de leitura, senso crítico, exposição de idéias, ampliando a capacidade de compreensão e expressão

A Metodologia utilizada foi:
·      Depoimentos de pessoas que sofrem com a pichação e que picham;
·      Produção da Logomarca;
·      Roda de conversa;  Exposição de trabalhos feitos pelos alunos;
·      Criação do I Festival de Dança de Rua; e
·      Premiação dos melhores trabalhos  e coreografias.
A  Professora Danielle pode constatar no término do trabalho que houve uma diminuição significativa do número de pichação dentro da escola.

O DRE IV  trouxe um trabalho sobre Psicomotricidade: educação do movimento. Atividade pedagógica  desenvolvida  na Creche Municipal Prof. Eliana de Freitas, pela Profª Sally Ataide Miguel.
O projeto  tem vários objetivos. Alguns deles são:                             
·         Desenvolver a capacidade sensório motora e perceptiva;
·         Favorecer a aquisição do controle corporal; e
·         Contribuir para o desenvolvimento de habiliddes motoras.

A professora afirmou que ao planejar as atividades preocupa-se em diversificá-las e adaptá-las a cada faixa etária (0 a 3 anos).

O Projeto de Judô: Faixa Preta  da  Iniciação à Competição é desenvolvido pelo Prof. Esp. Davy Mendes do DRE V. Ele coloca o Judô como esporte direcionador de muitas crianças e jovens no ambiente escolar, através da disciplina e da orientação pedagógica. Afirma ainda que com a pratica do Judô os alunos melhoraram o comportamento.
As turmas são compostas de 10 a 20 alunos dependendo da faixa etária. O projeto atende a crianças de 09 a 16 anos, com duas sessões por semana com duração de 30 a 60 minutos.

Finalizando as apresentações da manhã, o Professor Rildo Santos da DRE VII apresentou o  Projeto: A escolha de um desporto para a vida toda. Este trabalho oportuniza a prática do desporto e da recreação  para os alunos, para que no futuro, na idade adulta, continuem praticando atividade física, para que possam crescer em busca de qualidade de vida.

O encontro foi muito gratificante, pois além de poder aprender com os trabalhos desenvolvidos pelos colegas,  pode-se rever amigos .

Acredita-se que esse tipo de evento deve ser fortalecido pela participação dos profissionais, e, consequentemente, que haja o fortalecimento de uma classe profissional que tem um espaço e uma importância educacional e social imensa.


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